Abscesso (coleção com pus)

Abscesso (coleção com pus)

Sistemas:Músculo-esqueléticoProcedimentos:Técnicas pediátrica de Radiologia IntervecionistaGastrostomia percutânea

Visão geral

Empiema refere-se àpresença de pus dentro de um espaço naturalmente existente no corpo.

Quando ele se desenvolve no interior da cavidade pleural, que é o espaço entre as duas membranas finas que rodeiam os pulmões, é denominado empiema pleural. Esse problema, geralmente, é causado por uma infecção que se propaga a partir do pulmão para a cavidade pleural, mas pode ser causado por qualquer coisa que introduz agentes infecciosos na área, incluindo trauma ou cirurgia torácica e perfuração no esôfago.

Vesícula biliar empiemática geralmente resulta de uma inflamação avançada da vesícula biliar, com cálculos biliares bloqueando o ducto quedrena a bile.

Também se podemformar coleções infectadas no fígado (abscesso hepático), rins, cavidade abdominal (que pode ser consequência de manipulação cirúrgica) e músculos.

Sintomas

A maioria dos doentes com empiema apresentam fadiga, febre, calafrios, transpiração e perda de apetite, mas os pacientes idosos e aqueles com diabetes podem não ter sintomas específicos.

Outros sintomas dependem do local da infecção. Se você tem empiema pleural, você pode sentir falta de ar, tosse e dor no peito. Se você tem vesícula biliar empiemática, é provável que sinta náuseas, vômitos constantes e dor intensa na região abdominal média alta, ou superior à direita e dor irradiada ao ombro direito.

Diagnóstico

Exames de sangue podem ajudar o médico a determinar se existe uma infecção. Ultrassom, raio-X e tomografia computadorizada podem ser usados por médicos para confirmar a existência de empiema e indicar a sua localização, espessura e causa.

Tratamento

Seu médico vai primeiro tentar controlar a infecção com antibióticos. Se isso não for suficiente, você pode ser aconselhado a passar por um procedimento minimamente invasivo, chamado drenagem percutânea, em que um radiologista intervencionista usa orientação por imagem para inserir um tubo e drenar o pus.

plugins premium WordPress