Cirrose

Cirrose

Sistemas:DigestórioProcedimentos:AngiografiaAngioplastia e colocação de stentTrombectomiaTrombóliseFiltro de veia cava inferior

Visão geral

Cirrose é a cicatrização do fígado resultante de doença hepática crônica (a longo prazo). O tecido de fígado normal é substituído por tecido cicatricial. As causas mais comuns da cirrose são: alcoolismo, vírus da hepatite B e C e doença gordurosa do fígado. Pacientes com cirrose enfrentam um maior risco de câncer de fígado.

Sintomas

Os sintomas da cirrose incluem icterícia (a pele e o brancodos olhos ficam amarelados), fraqueza, prurido e fadiga.

As principais complicações da cirrose incluem excessivo acúmulo de líquido no abdômen (ascite), deterioração da função cerebral, infecção, hipertensão arterial, insuficiência renal progressiva,ruptura de veias e sangramento.

Diagnóstico

Se a cirrose está em um estágio inicial, o paciente pode ainda não estar experimentando quaisquer sintomas. Nesses casos, a condição tende a ser diagnosticada quando o paciente está sendo examinado por outra condição. O melhor método para o diagnóstico de cirrose é a biópsia.

Tratamento

Tratar as causas da cirrose pode retardar a progressão da doença, bem como a redução dos riscos de câncer do fígado (carcinoma hepatocelular). Técnicas intervencionistas podem ajudar a gerenciar as complicações associadas com a doença.

Em última análise, o tratamento para a cirrose é um transplante de fígado.

plugins premium WordPress