Portais de acessos venosos

O QUE É UM PORTAL DE ACESSO VENOSO?

Um portal de acesso venoso é um dispositivo de acesso venoso central que permite aos médicos acessarem facilmente as veias dos pacientes para administrar tratamentos. O material é feito de um produto não irritante e é concebido para ser inserido sob a pele e permanecer no lugar durante semanas ou meses.
Portais de acessos venosos são comumente usados no tratamento de pacientes com doença hepática crônica, pacientes com câncer e são considerados parte integrante da terapia do câncer. O portal fornece acesso confiável para a tomada de sangue, transfusões de sangue e administração de nutrição, fluidos e medicação com o mínimo de perturbação ao estilo de vida do paciente. Os portais de acessos venosos hoje em dia podem ser utilizados durante os procedimentos de imaginologia.

COMO O PROCESSO FUNCIONA?

O procedimento para a implantação de um cateter de acesso venoso é realizado no tórax do paciente, sob orientação fluoroscópica. Na maioria dos casos, o portal é inserido no tórax ou no braço do paciente. O radiologista intervencionista acessará a veia sob a orientação do ultrassom, usando uma agulha fina. A veia jugular interna direita, que recolhe o sangue a partir do cérebro, da face e do pescoço, é a veia preferida para este procedimento, já que o risco de formação de coágulos e pneumotórax (retenção de ar ou gás no espaço entre o pulmão e a parede do peito) é mínimo.
Uma vez que o intervencionista acessou a veia, é colocado um fio-guia para introduzir uma bainha e criar um pequeno bolso sob a pele na área do peito. O cateter é então inserido na veia e a porta é ligada ao portal colocado no bolso. A maioria dos médicos prefere esperar uma semana antes de começar a utilizar o portal. A parede do portal pode ser utilizada por cerca de 2.000 punções.

POR QUE FAZER ISSO?

O processo é ideal para os pacientes que necessitam de acesso de longo prazo ou ainda por períodos intermitentes. Esses pacientes geralmente recebem quimioterapia ou transfusões semanal ou mensalmente e são incapazes de usar um cateter inserido em uma veia no braço ou na mão.
Embora o procedimento de colocação seja mais complexo e invasivo do que a técnica mais comum de inserção de um cateter em uma veia da mão ou do braço, portais de acesso venoso central podem reduzir as restrições sobre as atividades diárias do paciente, tais como tomar banho, natação e outras formas de exercício. Um portal de acesso venoso tem um menor risco de ser retirado do que um cateter no braço ou na mão. O portal também requer menos injeções de heparina e menos trocas de curativos. Como é sob a pele, tem uma vantagem estética, bem como uma diminuição do risco de infecção. Embora os portais de acesso venoso sejam caros, os custos de manutenção e risco de infecção são baixos.

QUAIS SÃO OS RISCOS?

Complicações precoces estão relacionadas à técnica em si, como hematomas, pneumotórax, lesão do nervo e uma conexão anormal entre uma artéria e uma veia (chamada fístula arteriovenosa). As complicações que podem ocorrer após o procedimento incluem infecção, bloqueio ou fratura no cateter, coágulos e bloqueios na veia. Algumas dessas complicações podem ter consequências graves e podem até mesmo levar à morte.
Se ocorrer a quebra do cateter ou fraturas, qualquer medicação no cateter pode vazar sob a pele, causando a morte de tecidos moles ou feridas que não cicatrizam. As complicações são normalmente associadas à rota de implantação, à falta de experiência do médico responsável pela implantação do portal e à falta de cuidados adequados com os cateteres, enquanto eles estão em uso.
Se o portal de acesso venoso é implantado sob a orientação de imagem, o risco de complicações relacionadas ao procedimento associados à implantação cirúrgica é praticamente eliminado.

plugins premium WordPress