Obstrução biliar

Obstrução biliar

Sistemas:DigestórioProcedimentos:AngiografiaBiopsiaVertebroplastiaEmbolização em oncologiaUltrassom focado de alta intensidadeMarcação tumoral (pré-operatório)

Visão geral

A obstrução das vias biliares é um problema clínico comum. A via biliar é o caminho pelo qual a bile,produzida no fígado,é levada para o intestino delgado. As causas mais comuns de obstrução das vias biliares são os cálculos biliares e tumores. As causas menos comuns incluem inflamação do pâncreas, doença metastática para o fígado e doença das vias biliares, que causam inflamação e obstrução.

Sintomas

Os pacientes muitas vezes experimentam sintomas como febre, dor abdominal no lado superior direito, icterícia e náuseas. Os sintomas menos frequentes incluem coceira e vômitos.

Diagnóstico

Exames de sangue específicos podem, normalmente, excluir certas condições, tais como: inflamação da vesícula biliar, infecção do ducto biliar, aumento do nível de produtos residuais oriundos do fígado, enzimas hepáticas e a fosfatase alcalina. Qualquer uma dessas alterações pode indicar uma parada no fluxo biliar.

Várias técnicas de imagem, incluindo o ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada, podem ser usadas para diagnosticar obstrução do ducto biliar.

Tratamento

Tratamentos para a obstrução do ducto biliar incluem cirurgia e procedimentos de radiologia intervencionista. Um intervencionista pode executar uma dilatação biliar através da pele e inserir uma prótese endovascular, ou um dreno, que pode oferecer segurança no manejo de obstruções biliares.

plugins premium WordPress