Tratamento endovascular de malformaçõesMALFORMAÇÕES ARTERIVENOSAS

O QUE É O TRATAMENTO ENDOVASCULAR DAS MALFORMAÇÕES ARTERIOVENOSAS?

Malformação arteriovenosa (MAV) refere-se a uma conexão anormal entre artérias e veias. Diferentes tipos de MAV ocorrem em diferentes situações clínicas, incluindo hemangioma infantil (um tumor benigno constituído por células do sangue) e conexões presentes no nascimento entre vasos de maior calibre que capilares (tais como veias ou artérias). Esses casos são conhecidos como MAV de alto fluxo.
A forma mais comum de MAV é a de baixo fluxo, em que as conexões anormais estão em uma área com um baixo fluxo sanguíneo, o que significa que o espaço enche e esvazia lentamente. Isso pode ser devido à compressão ou por gravidade, uma condição tal como na Síndrome de Klippel-Trenaunay, ou pode ser uma combinação desses dois tipos. Outra forma de MAV são as malformações linfáticas, embora não sejam comuns, e podem incluir lesões císticas (cistos, abscessos ou manchas avermelhadas).
Sindrome de Klippel-Trenaunay (SKT) é uma condição médica congênita rara na qual os vasos sanguíneos e/ou vasos linfáticos não foram formados adequadamente. As três características principais são mancha cor vinho do porto, malformações venosas e linfáticas e edema dos tecidos moles do membro afetado. A condição tende a afetar um único membro, geralmente uma perna.
Embora as MAVs sejam congênitas (presentes no nascimento), geralmente são diagnosticadas em adultos com menos de 40 anos e têm uma taxa de mortalidade de 10-15%.
Na maioria dos casos, MAVs não têm sintomas e por isso são descobertas por acaso, mas os sintomas que os pacientes experimentam, ou não, dependem da sua localização. MAVs, por vezes, causam dor intensa ou sangramento e podem levar a outros problemas médicos graves. Elas nem sempre necessitam de tratamento.
Você pode ser aconselhado a se submeter a tratamento para MAV se detectarem hemorragias, dor, ulceração, se o seu coração estiver bombeando sangue demais, se você tiver uma massa que interfere com a atividade normal ou o crescimento, ou se desenvolver lesões desfigurantes.
A única indicação de que o tratamento pode não ser adequado para você é se a sua situação anatômica impedi-lo, o que significa que a estrutura dos vasos sanguíneos afetados pode impedir que o tratamento seja realizado. Portanto, é importante que o radiologista intervencionista realize imagens antes do procedimento para avaliar qual tipo de MAV você tem e como os vasos de alimentação são estruturados.

COMO O PROCESSO FUNCIONA?

radiologista intervencionista escolherá o tipo de procedimento que é mais adequado para você, dependendo do local e tipo da sua MAV. Se o tratamento é para o hemangioma infantil, ele pode ser removido cirurgicamente, para evitar o trauma psicológico, ou pode ser controlado utilizando a embolização.
Se você está sendo tratado para MAV de alto fluxo, a terapia terá como objetivo bloquear a conexão entre as artérias e veias envolvidas no emaranhado de vasos sanguíneos (nidus) ou a parte central da lesão, onde a maioria dos vasos está presente. O radiologista intervencionista escolherá o material para o procedimento de embolização com base no tipo de MAV que você tem e terá como objetivo se livrar completamente do nidus, sem deixar de preservar o fluxo sanguíneo normal. Os materiais utilizados para o procedimento são geralmente projetados especialmente para o procedimento, como a cola ou molinhas metálicas. Às vezes, o nidus pode ser diretamente perfurado e injetado um agente embólico no local.
Se você está passando por tratamento para MAV de baixo fluxo, receberá uma injeção de agente esclerosante, uma droga que é injetada em vasos para torná-los menores. Em alguns casos, isso será feito sob fluoroscopia. Há opções limitadas de tratamento para displasia venosa congênita, mas às vezes não é necessário tratamento. Em casos graves, o intervencionista pode usar remoção cirúrgica, escleroterapia ou uma técnica de ablação endovascular. Se você tiver sintomas na pele, tais como uma mancha vinho do porto, você pode ser aconselhado a ter o tratamento a laser.
Se você tem uma malformação linfática, que contém líquido, um tratamento de drenagem será mais adequado para você.

POR QUE FAZER ISSO?

O tratamento minimamente invasivo pode ser realizado por razões terapêuticas (para tratar a MAV) ou por razões paliativas (para aliviar os sintomas). O objetivo do processo é excluir o fluxo de sangue a partir da lesão e, assim, reduzir os sintomas e os riscos da MAV, tais como hemorragias.
A taxa de sangramento varia de paciente para paciente, mas se a sua MAV está associada a um aneurisma, o risco de sangramento é maior que 50%.

QUAIS SÃO OS RISCOS?

Os procedimentos endovasculares para o tratamento deMAV também carregam alguns riscos, como hemorragia, hematoma ou úlceras no local da punção. O agente embólico pode causar embolização em outro lugar que não a área alvo, restringindo fornecimento de sangue para região não alvo do tratamento. Também pode haver toxicidade, quer localmente ou para outros órgãos, causada pelo agente embolizante ou esclerosante.

plugins premium WordPress