Icterícia

Icterícia

Sistemas:DigestórioProcedimentos:Embolização de traumaEmbolização em oncologiaEmbolização de hemorragiaTratamento endovascular de aneurismas visceraisDrenagemMarcação tumoral (pré-operatório)Procedimentos biliaresTécnicas pediátrica de Radiologia Intervecionista

Visão geral

A icterícia é uma condição que faz com que sua pele e o branco dos seus olhos fiquem amarelos. Ela ocorre quando um paciente tem muita bilirrubina, que é um produto químico amarelo derivado da hemoglobina, a substância que transporta o oxigênio para células sanguíneas. Os pacientes geralmente desenvolvem icterícia em condições relacionadas com doenças hepáticas, uma obstrução das vias biliares ou outras condições.

Sintomas

O sintoma mais comum da icterícia é uma pigmentação amarelada da pele e do branco dos olhos.

Diagnóstico

Para diagnosticar a icterícia, seu médico irá realizar um exame físico e alguns exames de sangue. Técnicas de imagem podem também ser utilizadas para auxiliar no diagnóstico, tais como: ultrassom, tomografia computadorizada,ressonância magnética e colangioressonância magnética.

Se um paciente também tem obstrução do ducto biliar, pode ser necessário efetuar outros procedimentos de diagnóstico para examinar a área afectada.

Tratamento

O tratamento depende da causa subjacente exata da icterícia. Se a condição está ligada à obstrução do ducto biliar, várias opções estão disponíveis. A cirurgia pode ser necessáriapara descomprimir,mas também podem ser usadas técnicas de radiologia intervencionista.

Técnicas minimamente invasivas para tratar a icterícia relacionada à obstrução biliar incluem drenagem biliar trans-hepática percutânea, que envolve a colocação de um cateter através do duto, ligando-o a uma bolsa externa para permitir a drenagem (drenagem externa) ou comunicando os ductos ao duodeno (intestino) e a bolsa externa (drenagem interna-externa). O intervencionista pode, também, colocar um stent, que mantém os canais biliares abertos, sem a necessidade de um cateter. Em alguns casos, o médico irá executar um processo separado, chamado dilatação biliar percutânea, que consiste em uma dilatação do ducto biliar estreitado com um balão, para permitir a inserção do stent.

plugins premium WordPress