Aneurisma e dissecção da aorta

Aneurisma e dissecção da aorta

Sistemas:CirculatórioProcedimentos:AngiografiaTratamento endovascular de aneurismas da aorta abdominalReparação da aorta torácica endovascularTratamento endovascular da dissecção de aorta

Visão geral

A aorta é o maior vaso em seu corpo, levando o sangue do coração para o restante do organismo. Um aneurisma é quando a aorta aumenta anormalmente de diâmetro.

A parede da aorta é composta por camadas; se a camada interna rasga, isso é chamado de dissecção.

Sintomas

Muitos pacientes com aneurismas e dissecções não sentem quaisquer sintomas. Os pacientes, geralmente, experimentam doresinespecíficas (comuns a qualquer outra condição clínica), como entre os ombros, no abdômen ou nas costas. Se o aneurisma ou dissecção apresentar vazamentos, os pacientes sangram internamente e podemse sentir fracos ou apresentar desmaios.

Diagnóstico

Se você tem um grande aneurisma em seu abdômen, o médico pode ser capaz dediagnosticá-lo com exame físico no consultório. Se você tem um aneurisma da aorta em seu peito, o médico pode ser capaz de diagnosticá-lo usando a radiografia de tórax. O ultrassom pode ser usado para diagnosticar aneurismas da aorta no peito (ecocardiograma) ou no abdômen (ultrassonografia). A tomografia computadorizada e a ressonância magnética permitem diagnosticar aneurismas em qualquer parte da aorta.

Tratamento

O tratamento que será proposto depende: do tamanho do aneurisma ou dissecção, dos sintomas que você apresenta e da taxa de ruptura. O objetivo do tratamento consiste em evitar que a área afetada aumente ou rompa.

Pequenos aneurismas podem ser tratados de forma conservadora, com controle por imagem. Aneurismas que são grandes, ou ainda estão em crescimento, podem ser tratados por abordagens minimamente invasivas, que colocam um tubo de prótese, por meio de um pequeno furo, dentro do aneurisma, para proteger suas paredes fracas.

plugins premium WordPress