Entenda o que é a radiologia intervencionista e as vantagens que ela traz.
O médico intervencionista faz o curso de Medicina, seguido de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ou em Cirurgia Vascular. Após uma dessas residências como pré-requisito, cursa mais dois anos adicionais em tempo integral de estágio ou residência médica em Radiologia Intervencionista, quando se torna apto à obtenção do título de especialista em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia oferecido pela Sobrice, pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
A função do radiologista é interpretar as imagens geradas no exame e explicar ao médico responsável sobre o que foi descoberto no procedimento.
Já o radiologista intervencionista realiza procedimentos invasivos com fins terapêuticos, como angioplastias, ablações, embolizações e drenagens. É uma especialidade muito complexa, com diversos sistemas do corpo para atuação: gastrointestinal, gênito-urinário, músculo-esqueléticas, entre outros.
Para ser associado titular da Sobrice, é necessário possuir título de especialista em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia