Obstrução gastroduodenal

Obstrução gastroduodenal

Sistemas:DigestórioProcedimentos:AngiografiaBiopsiaEmbolização de traumaEmbolização em oncologiaEmbolização de hemorragiaTratamento endovascular de malformações arteriovenosasTratamento endovascular de aneurismas visceraisMarcação tumoral (pré-operatório)TrombectomiaTrombóliseTécnicas pediátrica de Radiologia Intervecionista

Visão geral

Obstrução da saída gastroduodenal refere-se a um bloqueio na saída do estômago que impede o esvaziamento do próprio estômago. A condição é mais comumente causada por câncer que afeta o estômago ou parte do intestino delgado, embora possa ter outras causas. Os cânceres mais comuns que afetam essas áreas são os gástricos e os pancreáticos.

Sintomas

Os pacientes com obstrução da saída gastroduodenal podem sofrer náuseas e vômitos, perda de peso e desconforto abdominal. Isso pode afetar gravemente a qualidade de vida.

Diagnóstico

Obstrução da saída gastroduodenal pode ser difícil de diagnosticar, uma vez que há sintomas semelhantes aos de inúmeras outras condições. No entanto, as técnicas de imagem podem ser utilizadas para ajudar a identificar uma obstrução gastroduodenal, incluindo tomografia computadorizada, ressonância magnética e endoscopia.

Tratamento

A condição pode ser tratada com técnica cirúrgica ou radiologia intervencionista, dependendo da situação de cada paciente. Muitas vezes, não é possível curar a doença pela remoção cirúrgica da obstrução, e um bypass cirúrgico é um possível tratamento paliativo (melhora a obstrução, mas não retira o tumor). Entretanto, o bypassestá associado amaiores taxas de morbidade e mortalidade, quando comparado a outros tratamentos.

Procedimentos intervencionistas podem fornecer outras opções para os pacientes que sofrem de obstruções cancerígenas que não podem ser removidas cirurgicamente. Colocação de stents através do esôfago é uma das alternativas seguras, paliativas. Esses procedimentos são realizados utilizando orientação fluoroscópica sozinha ou em combinação com a orientação endoscópica.

plugins premium WordPress