Histórico

A Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE) é o departamento de Intervenção do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Os membros da entidade são especialistas em Diagnóstico por Imagem com Atuação Exclusiva em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, além de profissionais envolvidos com as técnicas intervencionistas percutâneas e endovasculares como nas áreas da neurointervenção, angiologia, cirurgia vascular.

SOBRICE nasceu em 1997 oriunda do Clube dos Angiografistas que consistia em uma reunião científica informal, onde diversos casos eram apresentados e discutidos de forma livre e espontânea por todos os colegas presentes. Um dos seus fundadores foi o Dr. Renan Uflacker, médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Radiologista formado pelo Hospital Dr. Lazzarotto-RS, Fellowship em Radiologista Cardiovascular pela Universidade de Oslo e ex-Professor e Diretor do Departamento de Radiologia Vascular e Intervencionista da Medical University of South Carolina (MUSC) – nos Estados Unidos, cargo que ocupou até o seu falecimento em junho de 2011. O Professor Renan, previamente a criação do Clube, organizou vários cursos e encontros de radiologia intervencionista, tendo sido figura primordial na criação e desenvolvimento do Clube dos Angiografistas. Enquanto vivo, apesar da distância, marcou presença em todos os encontros da SOBRICE e sempre contribuiu com seu brilhantismo por meio de aulas, palestras e conselhos ao longo dos últimos anos.

Por tradição, o Clube dos Angiografistas acontece até hoje nos congressos anuais da SOBRICE. A reunião é considerada uma oportunidade única de aprendizado e também um verdadeiro intercâmbio de experiências entre os profissionais presentes. Para essas reuniões, procura-se selecionar casos científicos complexos, que apresentam algum grau de dificuldade técnica ou inovação, algum aspecto inusitado ou apresentam complicações referentes ao intervencionismo vascular e/ou visceral.

Inicialmente, a diretoria da SoBRICE criou o seu Encontro Anual que devido a sua abrangência de temas e alto nível científico, consolidou-se como um dos mais importantes eventos da especialidade na América Latina. No ano de 2001, o IV Encontro Anual da SOBRICE aconteceu paralelo ao XXIX Congresso Brasileiro de Radiologia, na cidade de Salvador (BA). Em 2003, o VI Encontro Anual da SOBRICE foi realizado em conjunto com o III Congresso da Sociedade Ibero-americana de Radiologia Intervencionista, em São Paulo (SP). No ano de 2005, passou-se a chamar VIII Congresso da SOBRICE, graças ao brilhantismo de seus convidados internacionais e nacionais, das diretorias passadas e de seus inúmeros colaboradores, principalmente dos seus membros, que a tornaram forte e sempre atuante. Assim como a Sociedade, os congressos anuais da SOBRICE crescem a cada ano em quantidade de participantes e em qualidade técnica.

RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA: UMA ÁREA DE ATUAÇÃO EM CONSTANTE DESENVOLVIMENTO

A evolução tecnológica aplicada ao diagnóstico por imagem vem colaborando no esclarecimento do diagnóstico de inúmeras doenças, tornando-o mais rápido, preciso e seguro. Nesse sentido, esta evolução aliada à capacitação profissional vem impulsionando grandes mudanças na abordagem terapêutica destas mesmas doenças. Isto graças ao surgimento permanente de procedimentos menos invasivos e traumáticos, portanto, mais confortáveis e principalmente mais seguros.

Especialidades médicas mais tradicionais como a Radiologia ou Diagnóstico por Imagem e a Cirurgia (Geral e Vascular), interrelacionaram-se sem limites precisos e possibilitaram o surgimento de novos campos de atuação. É neste campo que se encontra a Radiologia Intervencionista, uma especialidade híbrida, uma área de atuação em constante desenvolvimento, para onde convergiram profissionais das áreas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. A Pedra Angular da especialidade é a realização de diagnósticos e tratamentos utilizando equipamentos geradores de imagens, por meio de acessos vasculares percutâneos, dos diversos órgãos.

CBR e a SOBRICE têm concentrado seus máximos esforços na elaboração de atividades científicas que possibilitem a divulgação e difusão da Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. Com este intuito, foram organizados e promovidos diversos encontros que buscavam a superação ano após ano em todos os seus aspectos, principalmente na questão da qualidade científica.

plugins premium WordPress